Sua região é

Guia de Moda e Beleza no Rio Grande do Sul | hagah RS

Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Porto Alegre e no RS.

Buscar moda e beleza no Rio Grande do Sul:
 

Notícias

Moda

O couro está em alta! Veja como usar e os cuidados com manutenção

O tecido está mais fino e com melhor caimento sobre o corpo

Sempre que está em alta o couro ganha adeptos principalmente por causa da sua durabilidade. Além da jaqueta perfecto, que já virou febre, o couro vem em coletes, calças, vestidos, saias e até shorts. As clássicas cores preto e marrom juntam-se ao camelo, nude, bronze, branco, coral, vermelho, azul e verde. Como a tecnologia de acabamento evoluiu, a principal novidade é o caimento. O couro aparece mais fino, aderindo melhor ao corpo feminino. A consultora de moda Ingrid Sauer lembra que além de ser tendência atualmente o couro pode ser usado no inverno e verão. Ela fala sobre as mudanças do mercado:  "Dez anos atrás o couro era bem mais duro, hoje é muito mais maleável. São peças que duram anos então vale muito a pena investir".

Para quem, por questões ambientais, fica em dúvida sobre consumir ou não o couro natural, a consultora de moda sustentável Daniela Arruda explica que a decisão depende de aspectos culturais. "Como nossa sociedade é carnívora, não faz sentido não usar a pele, porque o couro é subproduto da carne. Já na Índia, onde a maioria não come gado, não tem porque usar couro natural, porque estariam matando o animal para usar a pele". Por isso a consultora só é a favor do uso do couro de gado. Peles como pithon e coelho, ela é completamente contra. Outra questão é que para um produto ser sustentável ele deve ser durável e atemporal, características que competem ao couro natural, mas não à maioria dos sintéticos, que possuem tempo de vida útil curto.


 assunto 
Osklen (à esquerda) e Colcci (à direira). Couro total fica melhor na passarela. Para o dia-a-dia a consultora indica misturar uma peça de couro com peças de outros tecidos.
 assunto
Detalhes em couro em peças de outros tecidos também estão em alta. Da esquerda para a direita: Forum, Bob Store e Carmim.


Calças
As calças apareceram justas nas passarelas da temporada de inverno. No modelo skinny, sempre vai bem acompanhada com uma blusa de tricô, maxi blusões ou casacos. Para dar um ar mais moderno, a personal stylist Ingrid Sauer sugere combinar uma blusa ou camisa de renda e um blaser de tecido leve, mas para não deixar a peça muito transparente vista uma regata básica por baixo. "Camisa de algodão e seda também ficam bem", acrescenta a especialista. Para quem tem quadris mais largos, o truque é vestir um blaser mais comprido ou um casaco 7/8. As skinnies vão bem com botas de cano curto, como as ankle boots.

Observe como a calça veste o seu corpo, o couro não costuma cair tão bem em qualquer tipo de silhueta pois cria volume. Os modelos em couro sintético costumam trazer a vantagem de ter elastano na fórmula, vestindo melhor. Se for usar como legging, opte por blusas mais compridas e míni vestidos, combinados a botas de cano longo, sapatos abotinados ou scarpins.

 assunto
Looks com calça de couro em caramelo com apliques e preto lustroso da Colcci.
 assunto
Três formas de usar a calça de couro, por Canal. O look da direita fica ótimo à noite, os outros dois servem melhor para o dia-a-dia.  assunto
Legging de couro à esquerda Bo.Bô e ao centro Spezzato e com leve boca de sino, a chamada "flare" em couro da Bo.Bô.

 assunto
Calça marrom toda em couro e calça preta com partes em couro, ambas da Forum.

Saias
Os modelos de saias que estão mais em alta são as mínis e evasês (no formato A). Elas vem num couro mais maleável e em camurça, tecido que também é tendência e possui caimento mais bonito.


 assunto
Minissaia preta e em evasê caramelo da Farm.
 assunto
Saia preta Animale e marrom Le Lis Blanc.
 assunto
Saia evasê Bo.Bô e lápis da Carmim.


Shorts
Mas do que as saias, os shorts de couro vieram em peso nas coleções de inverno. Combinados à maxi blusões e tricôs de pontos largos e botas de montaria conferem um ar casual. Assim como se usados com camisa de algodão e colete de pele. Para um visual mais ousado, use os shorts de couro com alguma peça em animal print, blaser e salto alto.


 assunto
Shorts caramelo Animale e marrom café da Forum.
 assunto
Shorts Farm à esquerda e Canal à direita. No inverno, use com meia-calça fio 40 ou 80.
 assunto 
Colcci à esquerda e Osklen à direita.


Vestido
O look total de couro conferido pelo vestido não deve seguir também com uma jaqueta de couro, salienta a consultora Ingrid Sauer. "Coloca um cardigã de lã ou um casaco de tricô para aquecer", sugere. Outra ideia é fazer uma sobreposição, usando um body de renda ou um tecido trasparente por baixo do vestido. "Dá uma leveza, contrapondo com o couro pesado", acrescenta. A profissional alerta para no momento da compra, observar se a peça é acinturada e veste bem, porque o couro "dá de si e sempre alarga um pouco". O comprimento vai bem acima dos joelhos, já que o tecido é pesado. Cuidado ao usar a peça durante o dia, normalmente o vestido de couro é mais indicado para a noite.


 assunto 
Osklen à esquerda e MOB à direita.
 assunto
À esquerda vestido Le Lis Blanc, à direita Canal.


Jaquetas
A jaqueta perfecto (estilo motoqueiro) veio há algumas temporadas e virou febre, neste inverno segue sendo uma peça coringa em um guarda-roupa atualizado. A barra deste modelo é na altura da cintura ou logo abaixo. Outro formato que veio em peso na estação é o estilo aviador, forrada com pelo de ovelha ou gamulã e um pouco mais solta no corpo.


 assunto
À esquerda MOB e à direita jaquela gamulã da Bob Store.
 assunto
Jaqueta branca Le Lis Blanc e em camurça MOB.

 assunto
Jaquetas da Forum.
 assunto
Jaqueta perfecto preta da Carmim e caramelo da Farm.
 assunto
Jaqueta perfecto vermelha da Bob Store e caramelo da Animale.
 assunto
Colete Osklen à esquerda e Farm à direita.
 assunto
Colete de couro forrado com gamelã Spezzato e MOB.


Texturas e Cores
Os modelos que mais apareceram nas passarelas trazem um acabamento opaco e liso. Entretanto, texturas rústicas com cara de antiguinhas também estão em alta. O moderno corte a laser possibilita detalhes vasados que lembram a renda, a vedete da temporada. Entre as cores, outros tons vêm fazendo sucesso além do preto e marrom: o clássico vermelho, nude, coral, caramelo e verde água.

 assunto
Colete vermelho e jaqueta verde-água Le Lis Blanc provam que o couro fica ótimo colorido.
 assunto
Vestido coral da Colcci e casaco verde da Forum.
 assunto
À esquerda, look Bo.Bô, à direita Carmim.


Como conservar
Peças de couro devem ser arejadas pelo menos uma vez por mês na sombra. "Nunca se coloca o couro no sol, pois pode manchar!", alerta a consultora. Jamais coloque na máquina de lavar, não deixe de molho e nem use álcool ou detergente. Para a limpeza, esfregue um pano úmido de água no interior e exterior da peça e deixe-a secar à sombra.

Lembre-se disso também quando tomar aquele banho de chuva. Ao chegar em casa, separe a roupa úmida de couro, assim como sapatos e bolsas. Nunca guarde em seguida pois podem mofar. Caso  a mancha de mofo já tenha se instalado, remova-a com um pano úmido. Se o caso for mais grave, leve a peça para a lavanderia.

Cuidados com o sintético
Para o couro sintético os cuidados com conservação são os mesmos. Se você tem dúvidas em distinguir o couro natural do sintético procure sentir no toque, amassando um pouco a peça para sentir a textura. Veja o interior da peça, se o forro não esconder dá pra ver que a outra face do couro tem aspecto mais áspero. O couro tem um odor característico, portanto cheire detalhes da peça. Normalmente pelo valor já se nota a diferença, sintéticos costumam custar de 30 a 40% menos.

Fotos: Divulgação

Saiba Mais
>> Vejas quais estilos de sapatos estão na moda neste inverno
>> Dicas para homens e mulheres sobre como se vestir bem em dias de chuva
>> Moda no trabalho: sugestões para se vestir com elegância
>> Como se vestir de forma sensual sem passar frio
>> Oncinha é o bicho! Saiba como usar
>> 10 itens essenciais do guarda-roupa feminino, por Tim Gunn

Links Úteis
>> Vestuário feminino na Grande Porto Alegre
>> Vestuário feminino na Serra Gaúcha
>> Vestuário feminino no Litoral Gaúcho

 

HAGAH RS

Comentários

JOÃO BIGATÃO NETO

Denuncie este comentário

Me liguei na matéria apenas com o intuito de conservação do couro. Tenho um chinelo com este material. Mas, ontem no Lugar Incomun, GNT, a Didi Wagner estava usando um short parecido com um desses acima. Ela estava só ótima!!!


priscila

Denuncie este comentário

Ola adorei as dicas, tenho uma duvida, e se vc puder me ajudar vou ficar muito agradecida, vou a uma festa agropecuaria, vou usar um vestido preto em couro tomara que caia,estou com duvidas qual sapato usar? Bota,scarpin? pode me ajudar por favor? Se puder me mande por email! obrigada!

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS